VIOLINO INFANTIL

Elaborado para crianças a partir de 4 anos de idade.
Apresenta uma proposta lúdico pedagógica inovadora, pois é ilustrado, dinâmico e divertido com histórias, desenhos e exercícios práticos teóricos onde a criança aprende a tocar brincando.
O objetivo é que a criança, através da vivência lúdica, compreenda os exercícios propostos, sendo capaz de realizá-los naturalmente.

Objetivos Gerais
Levar o aluno a compreender conceitos básicos musicais bem como características específicas do instrumento associando à brincadeiras infantis, facilitando a compreensão e o aprendizado.

MÁRCIA BERTTI
Violinista,cantora lírica, pianista e musicoterapeuta. Apresenta-se profissionalmente, como integrante do “Trio Concertatus” e “Duo Altíssona”.
Além da carreira de concertista, dedica-se ao ensino musical na sua própria escola em Osasco SP.
Conteúdo Programático

Composto por 4 estágios com CD de apoio onde serão abordados desde o conhecimento do violino e sua família bem como noções teóricas e técnicas.

Estágio 1

“Brincando em casa”

Elaborado para crianças não alfabetizadas a partir de 4 anos. 
Partes do instrumento apresentadas pelo personagem “Violino legal” (desenho de um violino falante).
Atividades de pintura das partes aprendidas.
O método terá melodias cifradas e com letras para que o professor acompanhe o aluno no próprio violino ou ao piano.
Além dos desenhos para a criança pintar, o método terá atividades musicais teóricas facilitadas apresentadas sempre a partir de uma história infantil, contada pelos personagens “Vivi” (uma garotinha violinista) e Nonô (um garotinho pianista) que vivem uma aventura repleta de brincadeiras no mundo mágico da música. As notas e ritmos serão apresentados em forma de diversos personagens tais como:
O gatinho Mimi (corda mi- cor azul claro ): Exercício da 1ª corda em semibreve
A laranja (corda la- cor laranja médio): Exercício da 2ª corda em mínima pontuada
O réptil (corda ré – cor verde médio): Exercício da 3ª corda em mínima
O soldadinho (corda sol – cor amarelo escuro): Exercício da 4ª corda em semínimas
O coelhinho e o sapinho “pula-pula”: Exercício de staccatos e pziccatos
O bebê Chiquinho: Exercício de pausas (“chi”…silêncio.)
O sino (cor cinza médio): Colocação do dedo 1 na corda lá
A fada (cor rosa claro): Colocação do dedo 1 na corda mi

Observação:
Cada exercício aprendido deverá ser executado pela criança em todas as cordas facilitando o mecanismo.
Cada exercício terá uma história e uma melodia para o professor acompanhar ao violino ou ao piano.
Para trabalhar a altura do braço direito (arco) em relação às cordas, fazer o “exercício da gangorra” (movimento para cima e para baixo) desenho dos personagens brincando na gangorra.

Conteúdo
Altura do som: agudo, médio e grave (através de exercícios de imitação dos animais; atividades de pintura)
Duração do som: som longo e curto
Andamento
Leitura musical

Estágio 2

“Brincando no Parque”

Elaborado para crianças a partir de 5 anos na fase de pré alfabetização.
Os personagens principais do método preparatório continuam a aventura num parquinho infantil com brincadeiras ao ar livre como pular corda (trabalhar o staccato e pizziccato); balanço (colocação do arco nas cordas); gangorra (altura do braço em relação às cordas); escadinha musical (preparação para a execução das escalas); brincadeira do vai e vem (talão e ponta); brincadeira das palavras para trabalhar o ritmo; execução de instrumentos de bandinha rítmica.
Apresentação da família do violino e seus timbres.
Atividades com desenhos e notas musicais para colorir. 

Conteúdo
Clave de sol, notas musicais, figuras de valores e suas pausas; introdução às células rítmicas utilizando colcheias e semicolcheias; ligadura de articulação e ligadura de prolongação; compassos simples (quaternário, ternário e binário); sustenido e bemol; tom e semitom; ritornello; barras de divisão. 
Dedilhado na primeira posição dedos 1e 2 (tom); 1 e 2 (semitom) ; melodias com letras e acompanhamento para o professor.

Estágio 3

“Brincando na Escola”

Elaborado para crianças alfabetizadas com exercícios mais específicos tanto tecnicamente quanto musicalmente.
Colocação dos dedos 1,2 e 3 o que possibilita a execução de diversas melodias, tanto folclóricas quanto eruditas.
Nesta fase, a criança já será capaz de ler notas abrangendo a região do sol2 ao lá 4 e terá facilidade em executar ritmos mais difíceis, além de executar algumas escalas maiores em 1 oitava bem como seus respectivos arpejos.
O método consta de exercícios técnicos e repertório variado e conhecido.

Conteúdo
Leitura musical na clave de sol (notas sol2 ao lá 4); sincopa; sinais de repetição; sinais de dinâmica; escalas maiores em sustenido ; fermata; ligadura de frase; acentuação ; compassos simples; divisão de compasso; andamento; células rítmicas com colcheias e semicolcheias; tom e semitom; timbres; formação de orquestra de cordas; compositores famosos.

Estágio 4

Elaborado para crianças que já executam bem exercícios utilizando dedos 1 2 3 no sistema 1 e 2 (tom), 1 e 2 (semitom); 2 e 3 (tom), 2 e 3 (semitom).

O método abordará mais exercícios técnicos com temas e variações cujo o objetivo é aperfeiçoar execuções em 1ª Posição e preparar o aluno para seguir métodos mais avançados em outras posições. 
Colocação do dedo4 em todas as cordas em sistema 3 e 4 (tom) e 3 e 4 (semitom).

Conteúdo
Figuras de valores colcheias e semicolcheias e suas respectivas pausas;
Variações rítmicas;
Escalas Maiores em sustenidos MiM , Fa#M e Do#M e seus respectivos arpejos (1 oitava);
Introdução à Escala de FaM e seu respectivo arpejo (1 oitava)
Escalas em 2 oitavas: SolM, DoM, LáM, SiM e arpejos respectivos em 2 oitavas;
Andamentos; Sinais de dinâmica; acentos; Armadura de clave;
Apreciação musical; compositores famosos; luthiers famosos; biografia de Paganini;