VIOLÃO ERUDITO

Violão Clássico, também conhecido como Violão Erudito, praticamente não se diferencia do violão popular. Existem pequenas adaptações para ajustarem-se à performance, ao ajuste no corpo no executante e à sonoridade.

violão possui geralmente seis cordas, feitas de aço ou nylon, e seu corpo arredondado possui uma caixa acústica necessária para a amplificação natural do som emitido pela vibração das cordas.

Violão Clássico é um instrumento muito versátil, desenvolvido para execução solo instrumental, em grupos ou como acompanhamento para cantores. Esta designação de “clássico” vem do tipo de execução musical erudito que este instrumento produz. O executante do violão clássico é o violonista clássico.

Este belíssimo instrumento é escolhido pela maioria dos músicos, amadores e profissionais, pela sua extensão, o volume sonoro, a relativa riqueza harmônica, o baixo custo e o peso reduzido, facilitando seu transporte.

É bastante comum ver grupos de pessoas reunidas em torno de um violão em festas, bares, praias, estádios, estações de trem ou outros locais ou situações em que as pessoas se agrupam, pois este instrumento não necessita necessariamente de equipamento de som ou lugares acústicos em especial. O aluno matriculado no curso de Violão Erudito recebe como cortesia uma aula semanal de Linguagem e Percepção Musical.