TECLADO / PIANO INFANTIL

Elaborado para crianças não alfabetizadas, a partir de 4 anos, cujo instrumento base é o Piano/Teclado. É um método totalmente ilustrado, criado através de estudos e seminários realizados no Japão. Composto por 4 estágios com CD de apoio com áudio e arquivo MIDI onde são abordados noções de ritmo, leitura de notas, canto, instrumentos rítmicos e brincadeiras infantis como cantigas de roda. A criança vai brincar como criança, colorindo todo o método.

VALÉRIA FORTE / GENI LEIKA HIRANO

Valéria Forte pianista e tecladista foi para o Japão em um treinamento de 30 dias para aprender como lidar com as crianças. E á partir disso, criou o curso Minami de Órgão Eletrôncio Infantil, para crianças à partir de 4 anos de idade, onde elas não alcançavam as pedaleiras, e a Minami criou um degrau extensor para as crianças poderem tocar as pedaleiras. Foi um sucesso!

Com o passar do tempo, o curso foi se desatualizando, e em parceria com Geni Leika Hirano, criaram o Curso TKT de Teclado/Piano Infantil, que começa no Teclado até o estágio 2, e à partir do estágio 3 a criança pode se transferir para o piano.

Estágio 1

Acorde C, G. 
Instrumentos: Teclado/Piano, Flauta, Triângulo, Pandeiro, Trompete, Guizo, Violoncelo, Claves. Definições: Extensão do teclado, Dedilhado, Notas Musicais, Valores Semínima, Mínima, Semibreve. Ritornello, Pausa da Semínima, Atividades musicais em forma de brincadeiras, pinturas, execução das músicas alternadas com as letras das músicas onde os alunos cantam ou tocam instrumentos rítmicos.

Estágio 2

Acorde F
Instrumentos: Oboé, Contrabaixo, Castanholas, Tuba, Clarinete, Conjuntos com os instrumentos Rítmicos e Teclado/Piano. 
Definições: N.A., Compasso ternário, Ponto de Aumento, Ligadura, Ritornello, Pausa da Mínima, Execução da escala de Dó Maior com a mão direita, Dinâmica dom os alunos intercalando conjunto com instrumentos rítmicos, cantar as letras das músicas junto com o professor, brincadeiras com lápis de cor.

Estágio 3

Acordes D7, Am, arpejos dos acordes com a mão esquerda, padrão de valsa. 
Instrumentos: Trombone, Piano, Acordeão, Guitarra, todos os instrumento rítmicos dos estágios anteriores. 
Definições: Clave de Fá, Cânone, Escala da Do Maior em clave de fá tocada com a mão esquerda, Pausa da Semibreve e colcheia, Sinais de repetição, Repertório mais elaborado com letras das músicas.

Estágio 4

Acordes G7, Dm, E7, Bb, A, Gm, Em, Ab. Aluno já consegue tocar arranjos em clave de sol e fá simultaneamente, com padrões trabalhados, sem uso de acordes automáticos. 
Definições: Chave de repetição 1 e 2, Sinais de Repetição, Síncope, Sinais de Alteração, Quiálteras, Sinal de 8a sup, Fermata, Acidentes na armadura de clave.
O aluno terminando o estágio 4 estará apto a se transferir para o estágio 3 do curso TKT de Teclado ou Piano Digital.