GRANDE CURSO PREPARATÓRIO UNICAMP, USP E UNESP

“Para alunos de graduação e pós-graduação”

OBJETIVO

Oferecer treinamento de alta capacitação musical para estudantes de música interessados em ingressar, ou se manter, nas principais universidades de música do país, seja em curso de Graduação ou Pós-graduação (mestrado e doutorado). O curso também oferece suporte em elaboração de projetos (Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado).

ESTRUTURA

O curso é individual e semanal. O professor abordará os principais assuntos musicais exigidos pelos exames. A grande inovação é que o curso é flexível, transitando pelas diversas matérias musicais necessárias para que o aluno alcance seu objetivo e aperfeiçoe sua formação musical, como teoria, harmonia, solfejo, ditado musical, história da música, análise, entre outros a critério do aluno.

As aulas terão uma hora e meia de duração e serão bem aproveitadas para o desenvolvimento do estudante.

VALOR

O curso terá um investimento mensal de 200 reais.

PROFESSOR

O professor, Leandro Porfírio, iniciou seus primeiros estudos em Campinas/SP e mais tarde ingressou na Universidade Estadual de Campinas  (UNICAMP). Já em 1994 foi admitido no Curso Superior de Música da Escola Nacional de Música e Dança de Paris – França (Communne de la Ville d’Avray), na classe de Flauta Transversal do prof. Patrice Bocquillon, e Música de Câmara do prof. Jacques Vandeville.

Premiado durante o curso, obteve o diploma no Curso Superior de Música em Flauta Transversal em junho de 1997 e Diploma de Aperfeiçoamento em junho de 1998, na classe de Flauta Transversal do prof. Gilles Burgos e Música de Câmara da profa. Maria Belooussova, aperfeiçoando-se em Piccolo, Flauta em Dó, Flauta em Sol, Flauta Baixo.

Estudou o repertório do período barroco (ornamentação e improvisação nos Concertos Royals I, II, III, IV de François Couperin) ao período Contemporâneo (Berio, Dick, Fenelon, Boulez, Ballif, Maderna, Bocquillon, Taira, Landuzzi, etc).

Apresentou-se como solista ao lado de Jacques Vandeville com a Sinfônica Municipal de Campinas em 1997 durante a Semana da Cultura da Aliança Francesa. Foi aluno de grandes Mestres Franceses: J. P. Rampal, P. Y. Artaud, Alain Marion, Philipe Bernold, Patrice Bocquillon, Cecile Daroux, Patrick Gallois, Vicent Pratis, Sophie Cherrier, Philipe Pierlot, Geniève Amar, Andras Adorjan, Pierre André Valade e outros.

Em 1999, ele esteve presente na classe de flauta do professor Pierre Yves Artaud no Conservatoire National Superieur de Musique de Paris.

Em 2000 foi Professor do Bacharelado em Flauta Transversal e Música de Câmara da Universidade Estadual do Pará – Instituto Cultural Fundação Carlos Gomes; Primeira Flauta Solo da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (Belém/PA); integrante do Quinteto de Sopros do Theatro da Paz. Participou do XVIII Festival Internacional de Música do Pará, ao lado de Marc Grawels (Professor do Conservatório de Bruxelas) e André Kerver (Clarinete Filarmônica de Berlim). Atuou como solista na Missa em Si menor de J. S. Bach, sob a direção do Maestro Arwed Henking. Foi Professor de Flauta Transversal na Universidade do Estado do Amazonas, Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas, Centro Cultural Cláudio Santoro.

Teve participação ativa em diversas formações camerísticas, e solista convidado de outras orquestras.

Em 2009, atuou como professor convidado da EMESP (antiga ULM), na disciplina Flauta Contemporânea, técnicas relativas ao ensino da música no séc. XX e XXI.

Gravou dois Cds prêmios concedidos pelo FICC Campinas, CD “Corpo Fora” em 2009 e CD “Respiração” em 2010 atuando no Duo Oxigênio e Gás Carbônico (Companhia TUGUDUM), ao lado do percussionista Dalga Larrondo recebendo vários elogios de críticos musicais em vários continentes.

Recentemente foi premiado na UNICAMP no Projeto Solista Performance 2012, estréia mundial da obra Concerto para Flauta e Orquestra do compositor Almeida Prado, acompanhado da Sinfônica da Unicamp sob a direção de Daisuke Shibata. Em julho de 2012, foi professor de flauta transversal no Festival Internacional Carlos Gomes – UNICAMP , ministrando aulas de técnicas contemporâneas e recitais no repertório do século XX e XXI,sob diversas formações. Em novembro de 2012, participou da IV Convenção Francesa de Flauta Transversal em Paris, encontro este onde houve várias eventos de nível internacional como: máster class, ateliês, conferências, expositores e concertos. Site do evento: http://traversieres.eu/convention.php

Em 2013, foi novamente premiado no Projeto Performance Solista na Unicamp, sendo que apresentarou 3 Concertos para Flauta e Orquestra num único programa, frente a Sinfônica da Unicamp em maio de 2013.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS:

Atuou como Flautista e Flautinista nas seguintes Orquestras:

  • Orquestra Sinfônica Internacional de Paris
  • Orquestra Sinfônica da Academia de Música de Paris
  • Orquestra Sinfônica do Centro de Paris
  • Grupos de Câmara sob diversas formações
  • Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
  • Orquestra Sinfônica da Unicamp
  • Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
  • Orquestra Sinfônica de Americana
  • Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz
  • Amazonas Filarmônica
  • Orquestra Sinfônica do Festival de Campos do Jordão